Remastersys Backup - criando uma customização da família “ubuntu” e bem acabada! Remastersys foi criado por Tony Brijeski - “www.geekconnection.org/remastersys“ Atualizado: 04/11/2013. "testado tb no ubuntu 13.10 -i386" Remastersys em português - "ubuntu" Obs.: está pré configurado para "precise", entre em personalisar e ajuste de acordo com sua preferencia. Download: Remastersy-gui Download: Remastersys |
Na minha opinião, uma das coisas que mais ajudam a popularizar as Distros Linux. É justamente a possibilidade de se customizá-la. |
Dica: não é possível usar o “remastersys backup” rodando uma distro da família “ubuntu” direto do cdrom.
Dica 2: Se usar o “remastersys backup” com a intenção de dar cópia aos amigos, não escolha backup no menu do “remastersys backup” pois sua customização ira ficar com todos os dados do /home inclusive a sua senha. |
Breve histórico:
Uso o “remastesys backup”. Desde o kubuntu 8.04-LTS. Tendo testado o “remastersys backup” em toda a família “ubuntu”.
No site: “www.geekconnection.org/remastersys“ você encontrará a versão para “debian”.
Eu uso “kubuntu-10.04 LTS” mas meus meninos preferem o “lubuntu”. Pois o pc deles tem menos recursos que o meu.
Tambem traduzi a “Gui do remastasys backup”, você vai encontrá-la na pasta “/usr/bin/remastersys-gui”, assim a vida fica mais fácil.
Claro que cada distro tem as suas particularidades . “(X)ubuntu, (L)ubuntu, (K)ubuntu e ubuntu e o debian”.
Portando cada qual tem pequenas diferenças a ser observadas. Mas todas funcionam muito bem.
A partir do lançamento do “ubuntu 9.10” tenho usado o “UCK” também. Uso principalmente para passar a distro para “pt_BR.”
Depois instalo o sistema no HD ou numa VM e em seguida o “remastersys backup” e já configuro-o.
Depois de tudo arrumado instalado e configurado, inicio uma customização. Para reinstalação ou para ceder uma cópia aos amigos.
É possível com o “remastersys backup” deixar seu trabalho com um jeito mais “digamos assim” profissional.
Afinal o pessoal tem muito trabalho com o splash e plymouth e tantas outras coisas, para que possamos ter uma apresentação bonita, já ao dar boot.
Sendo assim porque não manter como está, apenas mudando a linguagem? Instalando ou retirando programas, mas mantendo o visual bonito?
Já os programas mais usados de acordo com a preferencia de cada um, ou a pedido de amigos. É interessante já deixar instalado e configurado na customização. Assim ao instalar ou reinstalar já estará tudo lá. Facilitando ainda mais o que já é facil.
Abaixo imagens da sequencia de boot pela Iso/cdrom de uma customização com o “remastersys backup” instalado no “kubuntu-lucid”.
E na sequência, como fazer a customização.
Esta customização ficou com 1Gb, pois já inclui os codecs e programas mais usados por mim e amigos.
|
Boot da ISO/Cdrom no Vmware já em “pt_BR” automaticamente.
Isto é feito criando-se um arquivo “lang”, e no corpo interno o texto “pt_BR”.
Sendo salvo/gravado na pasta “/etc/remastersys/customisolinux/”.
Juntamente com todo os arquivos da pasta “/isolinux” do cdrom original.
Você vai precisar da Iso ou Cdrom original da Distro (X),(L),(K)ubuntu.
Monte-a ou grave-a em cdrom, o que melhor lhe convier.
Copie os arquivos da pasta “isolinux” da Iso/Cdrom original para a pasta onde esta instalado o “remastersys”. - ou seja - “/etc/remastersys/customisolinux/”
|
Sequencia do carregamento com a splash kubuntu do grub.
Lembrando que uma vez copiados os arquivos da pasta “/isolinux/” da Iso/cdrom na pasta “/etc/remastersys/customisolinux/” uma vez, não será mais necessário repetir esta operação. E a partir daí todas as customizações feitas com o “remastersys backup” já estarão com os arquivos.
Para as outras Distros da família “ubuntu” o procedimento são os mesmos.
|
|
Kdm carregando com a tela de inicialização e novo plano de fundo.
Isto se consegue gravando o seu novo arquivo de imagem.png com mesmo nome na pasta “Ethais”.
Esta imagem no “kubuntu” se encontra na pasta “/usr/share/wallpapers/Ethais/contents/images”
São 2 arquivos “1920x1200.png e screenshot.png”
|
Sistema já totalmente carregado na VM diretamente da ISO/cdrom e pronto para ser testado.
Depois disso é só gravar em um Cd/Dvdrom e estará pronto para uso, ou instalar onde se quiser ou precisar
Obs.: a Iso da customização criada no “remastersys backup” tanto pode ser gravada em cdrom como em dvdrom. Em ambos os casos você não terá problemas com o boot. Desde que você tenha leitor de Dvd/Cdrom.
|
Aqui com o menu clássico ativado. Repare que foi reorganizado e está com “separadores”.
Isto se consegue copiando o arquivo: “applications-kmenuedit.menu” da pasta “/home/USER/.config/menus/” para dentro da pasta “skel” na raiz do hd em: “/skel/.config/menus/”.Normalmente se precisa criar a pasta oculta: “.config” e depois “menus”, dentro da “.config” na pasta skel.
Com isso você conseguirá que sua customização fique sempre organizada. Não importa onde instalar ou reinstalar.
|
Aqui com o menu kickoff ativado que é o default.
Repare que em “favoritos” eu substitui o “konqueror” pelo “firefox” como navegador web.
E o “Audacious” como tocador de música no lugar do “Amarok”.
Isto é feito editando o arquivo “kickoffrc” que se encontra em :
“/usr/share/kubuntu-defaut-settings/kde4-profile/defaut/share/config” |
Com o “U.M.U - Utilitário Multi Uso”, uma coleção de scripts retirados da net do viva o linux “http://www.vivaolinux.com.br/” e do kurumin “www.guiadohardware.net/” entre tantos outros.
Obrigado a todos por disponibilizar dicas tão uteis a todos nós.
O “audacious” com a skin “zenyth”.
Gosto mais de usar “Audacious ou Xmms” (o antigo) no lugar do “Amarok “, mais pelas “skins”, mas isso é uma opção pessoal.
O “Amarok” é o preferido de meus filhos e amigos.
|
Pois bem, como fazer isto?
Comece pelo começo é sempre mais fácil - “brincadeirinha !”.
Adquira a ISO da versão da distro que queira usar e customizar nos sites:
do “kubuntu”, “xubuntu”, “lubuntu”, “ubuntu” ou “edubuntu”.
Vá ao site do “remasersys backup”:
www.geekconnection.org/remastersys
confirme o repositório para sua versão de distro.
Depois de alterado o “/etc/apt/source.list”.
Um “sudo apt-get update” no terminal e em seguida “sudo apt-get install remastersys”. (ou faça isso pelo “synaptic”).
Estando com o “remastersys backup” instalado vamos as configurações.
Para que a inicialização do cdrom customizado fique como o original, e setando apenas a linguagem desejada. Será preciso copiar os arquivos originais da pasta “isolinux” do cdrom/Iso que você adquiriu, para a pasta “customisolinux” do “remastersys backup” instalado no hd.
Para isso monte ou grave a ISO da distro que você escolheu. E da pasta “/isolinux” do cdrom/Iso original copie “todos” os arquivos que lá estão para a pasta: “/etc/remastersys/customisolinux/”
Em seguida vamos “criar” um arquivo e “editar” outro. Veja abaixo, como fazer.
|
Crie um arquivo com nome “lang” como mostrado ao lado e grave-o na pasta “/etc/remastersys/customisolinux/” também.
Ao lado o arquivo “lang” criado com o kate e salvo na pasta “/etc/remastersys/customisolinux/”
|
Na pasta do “remastersys backup” onde você copiou os arquivos da ISO/CD original “/etc/remastersys/customisolinux/”. Localize o arquivo “text.cfg” e mude 3 ocorrências do “initrd” como mostra a figura ao lado, pois ele estará com “.lz” mude para “.gz” como mostrado.
Sem esta alteração o cdrom/iso “não dará boot” pois o sistema estará procurando por “initrd.lz” e na pasta “/isolinuz/” do cdrom/iso customizado estará “initrd.gz”.
Com estas alterações o “boot do cdrom/iso customizado” estará garantida, e com o mesmo visual original.
|
Rode o “remastersys backup” e altere a configuração “defaut” do “remastersys backup”. Veja a figura ao lado como exemplo.
Repare que a “gui” está traduzida, se você quiser traduzi-la também, ela se encontra em “/usr/bin/” “remastersys -gui”, salve-a como “remastersys-gui-pt” e mude a chamada do atalho.
Agora instale ou remova os programas que queira, coloque seus papeis de parede fonts novos sons etc. Ai é só escolher criar distro for friends e aguardar.
|
OBS.: No (X),(L),(K),(Ed)ubuntu o sistema segue o “default” com relação ao cursor, plano de fundo e apresentação inicial.
Esta configuração no “kubuntu” esta na pasta “/usr/share/kubuntu-defauts-settings/kde4-profile/defaut/share/”. Portando é la que você deve alterar, se souber o que quer mudar. Para que a customização fique como você quer. (opcional).
Os programas instalados com “apt-get” ou “synaptic” vão aparecer no menu normalmente, “sem” precisar editar nada. Já o menu iniciar, se for modificado manualmente. Por ex.: colocando “separadores” e criando pastas extras. Precisará ser copiado o arquivo “applications-kmenuedit.menu” da pasta “/home/USER/.config/menus/ ”. Para a pasta “.config/menus” dentro da pasta “skel” em “/skel/.config/menus/”.
Provavelmente não existirá as pastas “.config/menus” e você deverá cria-las. Assim a customização ficará como o sistema em uso.
|
|
Existem outras configurações que poderão ser feitas para adequar a distro ao nosso uso.
Por ex.: na pasta:
“/usr/share/kubuntu-defaut-settings/kde4-profile/defaut/share/applnk”
Tem duas pastas:
“Multimedia e Office”, se você abrir outras, elas aparecerão no menu. Por exemplo: Veja ao lado que criei 5 pastas, para deixar mais organizado o menu “Multimedia”. Veja abaixo o resultado: |
A pasta multimídia agora esta com 5 subpastas: Áudio, Vídeo, Vídeo Edite, DvdBackup e SladeShow. Com isso temos uma separação por assunto mais adequada, ficando mais fácil achar o que queremos. Na pasta Escritório(Office): criei a pasta “BrOffice” e nela ficaram todas as entradas do “BrOffice”. Obs.: o criador de sladeshow que uso é o “imagination” muito fácil de usar.
http://imagination.sf.net/
|
Lembrete: No “UCK” não é necessário editar os arquivos acima, e nem copiar nada para pasta alguma. A diferença é que ele customiza uma ISO e não o sistema instalado como o “remastersys backup”. |
Agora é só uma questão de paciência, observação e treino. Sua customização com certeza sairá ainda melhor que a minha. E se achar outras configurações compartilhe. Boa sorte e espero ter ajudado. Fevereiro/2011. jurasampaio@ig.com.br |
Nenhum comentário:
Postar um comentário